Notícias
06/09/2017 – 17h01 | última atualização em 06/09/2017 – 17h05

Caravana de Prerrogativas reúne-se com advogados de Barra Mansa

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
A advocacia de Barra Mansa recebeu, na tarde desta quarta-feira, dia 6, a Caravana de Prerrogativas da Seccional. Em encontro realizado no fórum da cidade, os colegas participaram de debate sobre problemas enfrentados no exercício da profissão e tomaram conhecimento das atividades e do planejamento da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ. "Assim como na capital, temos tido muito trabalho na defesa de nossos colegas. A visita da caravana é uma ótima oportunidade para trocarmos informações neste sentido", afirmou o presidente da subseção local, Noé Garcez. 
 
Abrindo o evento, o tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, esmiuçou o processo de reestruturação da comissão, iniciado em 2016. Ele mencionou, como exemplos de boas práticas, a criação de uma procuradoria exclusiva para tratar das violações dos direitos dos advogados, o aprimoramento do plantão 24h e a elaboração, em parceria com o Conselho Federal, do aplicativo para celulares Prerrogativas mobile.
 
A Caravana de Prerrogativas, de acordo com Luciano, faz parte de um segundo passo, que é a criação e fortalecimento de um sistema estadual de prerrogativas. "Não tínhamos um trabalho conjunto, mas homens e mulheres que trabalhavam de forma abnegada, porém isolada", constatou. Ele ponderou que apenas um trabalho conjunto poderá minimizar verdadeiramente os prejuízos à classe. "Fomentamos o surgimento de comissões de prerrogativas em todas as 63 subseções. Muitas vezes tomamos as providências e despachamos do Rio, mas sem uma atuação local rápida não teríamos efetividade".
 
Luciano destacou ainda o caráter de convencimento das visitas ao interior do estado. "Temos que fazer o advogado acreditar na Ordem e ter a certeza de que será assistido onde e quando for. Aumentando esta confiança e estimulando a união da advocacia, incluindo especialmente mulheres e jovens em discussões e pontos de maior importância, conseguiremos resgatar a imagem de nossa classe perante a sociedade ", sublinhou.
 
O procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira, também integrou a caravana e fez uma explanação sobre medidas da Ordem contra altas custas judiciais." Elaboramos uma minuta de Adin [Ação Direta de Inconstitucionalidade] e enviamos ao Conselho Federal", explicou.
 
Para o presidente da Comissão de Prerrogativas da Subseção de Barra Mansa, Leomar Gomes, "é um grande desafio defender o direito de nossos colegas". Ele ressaltou, ainda, que é preciso manter a atenção e combatividade. "Não podemos esmorecer no momento do embate. Temos a proteção de nosso estatuto e não podemos tolerar a criminalização em curso de nossa profissão", disse.
 
Estiveram em Barra Mansa com a comitiva da Ordem, também, o vice-presidente da Caarj, Fred Mendes, o advogado Ricardo Menezes e o procurador de prerrogativas da Seccional Luan Cordeiro.
 
A caravana visitará, ainda nesta quarta-feira, o município de Resende.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)