Notícias
21/08/2017 – 15h16 | última atualização em 28/08/2017 – 10h27

Evento reunirá mulheres advogadas para abordar questões do Direito

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
Com a proposta de reunir apenas mulheres advogadas para debater diversos temas da prática do Direito, o seminário Com a palavra, a advogada, que será realizado no próximo dia 29, às 9h30, é o primeiro de uma série que a Comissão OAB Mulher da OAB/RJ planeja executar nesse modelo, visando a dar voz ao gênero feminino na advocacia.
 
"Esse evento foi idealizado para termos apenas mulheres advogadas à mesa. Isso significa que, além de homens, não teremos também representantes da magistratura, da Defensoria Pública, do Ministério Público nem delegadas. Pensamos nessa estrutura porque entendemos que era importante, no mês da advocacia, termos um evento só nosso, considerando que a mulher advogada ainda não tem a expressão que homens advogados têm em diversos setores, principalmente de poder. Aqui queremos mostrar nossa voz e como a mulher deve ser ouvida e respeitada, ocupando seu espaço na sociedade", explica a presidente da comissão, Marisa Gaudio.
 
Marisa conta que todas as presidentes mulheres de subseções e de comissões da Seccional foram chamadas para o seminário. O evento, aberto ao público, tratará de temas atuais do mercado, como a resolução de conflitos no novo CPC. Para abordá-lo, foram convidadas a presidente da OAB/Leopoldina, Talita Menezes; a presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ; Samantha Pelajo e a presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ, Olivia Furst, que falarão, respectivamente, da Conciliação e da Mediação no Novo CPC, do papel da advocacia na Mediação e das práticas colaborativas.
 
A segunda mesa trará debates sobre questões relacionadas à área da saúde, com os avanços da legislação sobre os direitos dos pacientes. Para ela, está convidada a presidente da OAB/Iguaba Grande. Margoth Cardoso, que falará sobre a jurisprudência em relação aos pacientes oncológicos. A presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB/RJ, Raquel Castro e a membro do grupo Giovana Cambrone abordarão a cirurgia de adequação de sexo para pessoas transexuais e o tratamento dos planos de saúde à questão.
 
Já a terceira mesa falará sobre as conquistas e desafios das mulheres na advocacia, com a presidente da OAB/Vassouras trazendo a problemática do empoderamento tardio das mulheres, Marisa Gaudio denunciando os padrões masculinos na advocacia; a membro da comissão OAB Mulher da OAB/RJ Rosa Maria Fonseca explicando sobre a atuação da advogada nas instituições e a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Seccional Suzani Ferraro tratando dos desafios da atuação da mulher nos tribunais.
 
Segundo Marisa, além das explanações, a última mesa trará depoimentos das advogadas sobre seus enfrentamentos e dificuldades que enfrentaram ao longo de suas vidas profissionais por conta da desigualdade de gênero na profissão. O seminário será no salão nobre da Seccional, à Avenida Marechal Câmara, 150, 9º andar. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2053.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)